AlquimiA Contemporânea

 

Objetivo:

O projeto AlquimiA Contemporânea tem como propósito concretizar um livro sustentado por três aspectos:

artístico, socioambiental e econômico.

 

Artístico

Objetiva divulgar a arte contemporânea produzida nas diversas culturas manifestadas no território brasileiro, abordando suas mais variadas expressões, estimulando o desenvolvimento da sensibilidade individual e coletiva.

 

Socioambiental

Seria uma incoerência promover culturas impactando a natureza. O livro de cunho artístico e informativo com forte apelo ambiental, por ser confeccionado em papel reciclado, não tratado com produtos químicos, não clorado, isento de dioxinas, e impresso em tinta a base d’água, incorporando ao aspecto cultural a preocupação com a preservação, estimulando a criação artística e a arte educação a partir dos princípios da sustentabilidade socioambiental.

 

Econômico

O fator econômico é excludente nas culturas, ou seja, o valor de um livro de arte é elevado, por esse motivo o presente projeto pretende ser viabilizado economicamente de forma que todos tenham acesso a ele.

 

A população brasileira não possuí o hábito de ler e muito menos de comprar livros, com isso propomos a consolidação da AlquimiA Contemporânea. Ciente da importância da arte educação relacionada ao respeito à natureza, premeditamos a redução do impacto socioambiental. Livro idealizado no formato funcional - agenda: dessa forma os leitores poderão absorver um pouco de conhecimento a cada dia.

 

Objetivos específicos:

• Estabelecer-se como instrumento de comunicação entre o programa Alquimia e os vários segmentos ligados às artes.

• Informar sobre as manifestações de arte e sua relação e importância para o desenvolvimento da humanidade.

• Desenvolver uma percepção diferenciada das obras de arte por intermédio de ampliações de detalhes das referidas obras.

• Possibilitar o acesso ao conteúdo do livro/agenda AlquimiA para pessoas que necessitam do recurso da audiodescrição.

A acessibilidade às imagens por pessoas com deficiência visual, através da audiodescrição, revolucionará a concepção de arte.

 

Justificativa:

• Poucos canais de comunicação, ocasionando um ambiente inibidor da expressão individual e coletiva.

• Situações cotidianas que desestimulam a real efetivação da comunicação interpessoal, gerando ruído na comunicação

entre os segmentos ligados às artes.

• Precariedade na divulgação de informações artísticas.

• Impacto socioambiental decorrente dos meios utilizados para a divulgação das culturas através de modos convencionais de promoção.

 

Metas:

O projeto AlquimiA Contemporânea tem como meta:

• Produzir sete mil livros para o ano 2012.

• Estabelecer intercâmbio cultural entre as diversas regiões do Brasil por intermédio da promoção de artistas (brasileiros ou naturalizados) contemporâneos já falecidos.

• Definir 189 obras de arte a serem utilizadas, uma para cada dois dias do ano, sendo apresentadas sob forma de reprodução de imagens obtidas em fontes bibliográficas ou fornecidas pelo detentor dos direitos autorais do artista.

• Realizar um estudo, apresentando como resultado ampliações de detalhes das obras escolhidas, constituindo-se numa forma original de valorizar e entender cada produção artística, apresentando a imagem rebaixada, ocupando a extensão de duas páginas.

• Elencar datas significativas – momentos reflexivos e/ou comemorativos – divulgando as suas origens.

O livro Alquimia Contemporânea terá quatrocentas (400) páginas, impressas em papel reciclado, 14 cm de largura e 21 cm de altura. Miolo com papel reciclado 63g/m², não tratado quimicamente, não clorado, e isento de dioxinas, utilizando tinta a base d´água na cor “preta”. Cada livro receberá três encartes, sendo uma carta resposta questionário (inventário cultural), tamanho ofício 1x1 cor, e dois cartões postais, trinta e seis (36) opções diferenciadas entre si, de 10x15 cm cada, em papel reciclado 180 g/m², 1x1 cor.

Em cada livro segue um questionário – inventário cultural, através do qual se pretende buscar informações para solidificar e instrumentalizar o programa AlquimiA.

 

Público alvo

Sensibilizar a população em geral, para o gosto pelas artes, por intermédio da AlquimiA Contemporânea, tais como: professores, alunos, artistas, bibliotecários, empresários, executivos, profissionais liberais, dirigentes de entidades beneficentes, diretores de associações de bairros, dirigentes sindicais, diretoras de clubes de mães, membros de organizações não governamentais artísticas ou socioambientais, entre outros.

O livro AlquimiA Contemporânea, em formato funcional (agenda), servirá de instrumento de acompanhamento diário da vida individual e profissional ou utilizado para o registro diário de organizações.

 

Estratégia:

As organizações governamentais e não governamentais indicarão as obras de cada artista para compor a AlquimiA Contemporânea. Cada unidade federativa (27) terá direito a um total de sete participações nas seguintes categorias:

arquitetura, cerâmica, cinema, dança, escultura, gravura, instalações, literatura, música, pintura, tapeçaria, teatro, etc. (27 u.f. x 7 artistas = 189 obras)

A AlquimiA Contemporânea será divulgada pelas cinco regiões do país por intermédio de lançamento na forma de espetáculos multiculturais, eventos que terão como base os estados dos quais emanaram as indicações dos artistas que compõem o livro.

Os interessados em participar do projeto AlquimiA Contemporânea poderão obter o regulamento, a lista completa de documentos para a inscrição ou outras informações em nosso site:

www.alquimia.art.br

e-mail:

reage@reage.org.br  ou alquimia@alquimia.art.br

ou pelo endereço: Av. Pedro Adams Filho, n. 5156

Novo Hamburgo – RS – Brasil.

Caixa Postal 34 - CEP 93.301-970

Telefones (55 54) 9971 3006.

 

AlquimiA é materializar o pensamento.

A vida deve ser vivida integralmente.

 

Geraldo André Susin,

Autor e Coordenador,

Programa AlquimiA.

 

Copyright © 2000 by

Todos os Direitos Reservados: Geraldo André Susin.

Proibida a reprodução total.

Permitida a reprodução parcial desde que citada a fonte.

VOLTAR