Programa

Inclusão em Processo: LIVRO FALADO

LIVRO FALADO, também conhecido com áudio livro, é um livro lido por um ledor a partir de um livro impresso em tinta. O LIVRO FALADO pode estar armazenado em “Compact Disc”, mais conhecido como CD.

Devemos alertar que todos nós somos usuários em potencial do LIVRO FALADO, pois poderemos ficar deficientes visuais devido a acidentes, doenças ou até mesmo a velhice poderá nos surpreender com a falta da visão. Cabe lembrar que muitas crianças prematuras estão sobrevivendo.  Algumas delas podem manifestar deficiência visual. Estas são preocupações do Programa: inclusão cultural das gerações presentes e futuras. Devemos nos preparar para esta nova realidade social.

 Clique aqui para acessar o manifesto de lançamento do programa.

Com imensa satisfação comunicamos o lançamento do Programa Inclusão em Processo: LIVRO FALADO, que acontece em três etapas: a etapa virtual, a estadual e a local. O lançamento virtual aconteceu no Dia Mundial do Livro, em 23 de abril de 2006, por intermédio do sítio www.alquimia.art.br/livrofalado.htm. A etapa estadual aconteceu, junto ao Governo do Estado, a 17 de maio de 2006. Os lançamentos locais serão adequados conforme a agenda dos municípios de Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Picada Café e São Leopoldo. Nestas oportunidades, estaremos realizando o lançamento do referido programa com a entrega simbólica de trinta e dois (32) LIVROS FALADOS. O primeiro Município a lançar o programa é Bento Gonçalves, no dia 19 de maio, durante a Feira do Livro.

 

O Programa INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO é constituído por quatro projetos preocupados em incluir pessoas com deficiência visual na sociedade, oportunizando o acesso à cultura. Os projetos que compõe o programa são os seguintes:

1. INCLUSÃO EM PROCESSO: REAGE (Rede de Articulação Gaúcha de Entidades) – Projeto para estabelecer uma rede de comunicação entre as audiotecas com a finalidade de trocar informações sobre o LIVRO FALADO entre outros assuntos pertinentes.

2. INCLUSÃO EM PROCESSO: REPRODUZINDO LIVROS FALADOS, FOMENTANDO A CULTURA – Projeto para reproduzir LIVROS FALADOS para a REAGE.

3. INCLUSÃO EM PROCESSO: LITERATURA NA FORMA DE LIVRO FALADO – Projeto para produzir LIVROS FALADOS na área da literatura para distribuir nas audiotecas da REAGE.

4. INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO – O Projeto propõe como objetivo disponibilizar, à pessoa com deficiência visual, livros em áudio, conhecidos como LIVROS FALADOS, oportunizando a elas a inclusão cultural com acesso a recursos adaptados de acordo com suas necessidades. Consiste em produzir livros técnicos e na área da literatura para estudantes universitários com deficiência visual.

 

Os projetos do Programa INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO propõem em suas metas:

1. Estabelecer uma REDE DE COMUNICAÇÃO, denominada REAGE, entre as organizações relacionadas à deficiência visual para sistematizar e disponibilizar os LIVROS FALADOS.

2. Criar ou implementar audiotecas, específicas para pessoas com deficiência visual, nos município que manifestarem a disposição em acolher estas bibliotecas falantes.

3. Verificar a existência de LIVROS FALADOS para distribuir nas audiotecas da REAGE.

4. Produzir sessenta e quatro (64) LIVROS FALADOS, que não existem nesta modalidade, necessários para acadêmicos, com deficiência visual, das instituições pertencentes à REAGE.

5. Reproduzir sessenta e quatro (64) LIVROS FALADOS para as audiotecas.

Clique aqui para conhecer a lista de entidades que participam da Rede de Articulação Gaúcha de Entidades (REAGE) do programa INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO.

Uma das audiotecas está localizada em São Paulo por ser a sede da Fundação Dorina Nowill para Cegos, uma referência nacional na produção e distribuição de LIVROS FALADOS.

Estaremos, com a entrega dos primeiros exemplares de LIVROS FALADOS para a REAGE, dando visibilidade a este programa. Com isso, oportunizaremos o acesso à cultura. Todos nós temos alguma deficiência, uns de forma mais aparente, outros mais “disfarçada”. O importante é ser solidário em cooperar num esforço coletivo para contribuir com a inclusão, amenizando as nossas deficiências físicas, “mentais”, sociais e, de uma forma mais ampla, nossas deficiências culturais.

Clique aqui para abrir a bibliografia que está à disposição nas audiotecas ou bibliotecas falantes da REAGE.

Ressaltamos o embasamento legal que justifica a realização deste programa. Em atenção aos princípios consagrados na Constituição Federal de 1988, os quais estabelecem como norma fundamental a igualdade de todos perante a Lei, assegurando direitos sociais como a educação e o trabalho. Já na LEI Nº 10.753/03, que institui a Política Nacional do Livro, assegurar ao cidadão o pleno exercício do direito de acesso e uso do livro, assegurando às pessoas com deficiência visual o acesso à leitura. Importante ressaltar que na LEI N° 9.610/98, que trata sobre os direitos autorais, determina em seu Art. 46 que não constitui ofensa aos direitos autorais a reprodução de obras literárias, artísticas ou científicas, para uso exclusivo de deficientes visuais, sempre que a reprodução, sem fins comerciais, seja feita mediante o sistema Braile ou outro procedimento em qualquer suporte para esses destinatários. A LEI Nº 10.098/2000 estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência. A Portaria Ministerial n.º 3284/03 indica, no parágrafo 1.º, inciso II, alínea b, para as instituições de ensino superior a "adotar um plano de aquisição gradual de acervo bibliográfico em braile e de fitas sonoras para uso didático", para alunos com deficiência visual. Cabe ressaltar que tramita no Congresso Nacional, em fase final, o Estatuto do Deficiente que garantirá a unificação de todas as leis que beneficiam as pessoas com deficiência.

 

A proposta de lançar o Programa INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO no dia 23 de abril foi em função do Dia Mundial do Livro, em homenagem ao escritor espanhol Miguel de Cervantes e o escritor William Shakespeare, que morreram no mesmo dia, 23 de abril de 1616. A comemoração é uma iniciativa da Unesco. A festa do livro é realizada em Barcelona, na Espanha, desde 1923.

 

Estamos a disposição para mais informações pelo telefone (54) 9971.3006 ou pelo endereço eletrônico reage@reage.org.br.

 

Geraldo André Susin,

Autor e produtor executivo do

Programa INCLUSÃO EM PROCESSO: LIVRO FALADO.

 


NOTÍCIAS

Clique aqui para conhecer a REAGE

VOLTAR PARA A PÁGINA PRINCIPAL